Atividades da Comissão Municipal de Emprego

TRABALHO E EMPREGO

Comissão realiza primeiro encontro no Ceprom

SAMSUNG

Debater ideias e ações que venham ao encontro da geração de emprego para a população de Marília. Este foi o objetivo da reunião da Comissão Municipal do Emprego, instituída em maio desse ano, realizou seu primeiro encontro no início do mês,  no prédio do Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília). Os encontros da Comissão são bimestrais.

Estiveram presentes a presidente da Comissão, a secretária municipal de Governo, Trabalho e Inclusão, Anadir Dourado de Oliveira Hila; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Romildo Raineri Junior; o representante da Coopemar (Cooperativa dos Cafeicultores de Marília e Região), Sussumo Hojo; e os representantes dos sindicatos, Cícero Pascoal (Habitação), Deives Manzon (Trabalhadores das Indústrias de Alimentação) e Antônio Leite (Trabalhadores Rurais).

Anadir enfatizou a necessidade da realização dos encontros, que serão exclusivamente para tratar sobre empregabilidade, e destacou a importância do contato frequente com a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio.

“O secretário de Indústria e Comércio, Romildo Raineri (Júnior), é o primeiro a ficar sabendo quais empresas estão se instalando na cidade. Tendo essa informação, cabe a mim fazer todo o levantamento do número de empregos que essa nova empresa vai gerar em Marília e qual será a qualificação exigida de seus funcionários. Com essas informações, o próximo passo é buscar recursos no governo para profissionalizar pessoas para esse novo empreendimento”, comentou.

Raineri Junior, por sua vez, considera que no caso dos trabalhadores, tão importante quanto ganhar dinheiro trabalhando para empresas privadas é também ganhar dinheiro trabalhando para si próprio.

“O foco principal é que o trabalhador tenha uma fonte de renda e contando com o grande número de trabalhadores autônomos, o Banco do Povo Paulista disponibiliza a verba necessária para despertar o empreendedorismo e tornar o autônomo um possível gerador de emprego”, analisou o secretário.

Anadir apresentou aos membros da Comissão as salas onde acontecem os cursos oferecidos pelo Ceprom e ressaltou que “não adianta o município só qualificar, precisa encontrar as oportunidades de trabalho, elaborar capacitações adequadas e ajudar a inserir essas pessoas no mercado”. Por isso a necessidade de sintonia entre as Secretarias e a Comissão de Emprego em realizar um trabalho assertivo.

COMISSÃO

A Comissão Municipal do Emprego é formada por representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores, e suas funções são: desenvolver estratégias de emprego no município, buscar apoio dos governos estadual e federal na implantação de cursos e atuar como órgão fiscalizador.

O grupo é formado por 15 entidades. Além das Secretarias Municipais de Indústria e Comércio, e Governo, Trabalho e Inclusão, as pastas do poder publico que integram a comissão são: Subdelegacia do Ministério do Trabalho em Marília; Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Os representantes dos trabalhadores são: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Marília e Região, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Marília e Sindicato das Indústrias de Material Plástico, Química e Farmacêutica, Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília.

Os empregadores são representadas pela Cooperativa dos Cafeicultores, Sindicato do Comércio Varejista, Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), Sindicato Rural de Marília e Delegacia Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Foto: Vanessa Berloffa

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: