ACIM prepara lojistas para enfrentar o “9 de Julho”

9 DE JULHO
Acim começa a orientar lojistas

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), já começou a orientar os lojistas associados para que iniciem o processo de acordo trabalhista com os comerciários, quanto a abertura das lojas no dia 9 de julho, feriado estadual, que este ano será num sábado, das nove as 17 horas. “Quanto mais cedo o acordo estiver assinado, melhor e mais tranquilo o comerciante fica”, disse o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, ao se reunir com parte da diretoria para tratar do assunto. “Todos os anos fazemos as devidas orientações para que o comerciante associado, mesmo contemplado com liminar que assegura o direito do lojista trabalhar, é preciso cumprir as determinações da lei”, disse o dirigente.

A abertura das lojas neste feriado, e no dia oito de dezembro, sempre causam polêmicas entre parte dos comerciantes e dos comerciários, por ser uma situação atípica, apesar de que as lojas abrem desde 1997 sem qualquer problema, através de liminar. “Uma vez cumprindo as determinações da Lei, não existem motivos para que o comércio não fique com as lojas abertas nestes feriados”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho, ao acreditar que atualmente já exista uma tranquilidade quanto as negociações entre empregadores e empregados. “O relacionamento sobre este assunto já está bem evoluído, e ambos compreendem a importância do trabalho e das vendas”, falou.

Para o presidente da Acim o comerciante tem interesse em abrir as portas das lojas nestes dois feriados, pelo fato de ser uma oportunidade de manter os padrões de vendas, enquanto que os comerciários, procuram manter os padrões de ganho de comissões. “Todos ganham”, defendeu Sérgio Lopes Sobrinho. “O comerciante mantém o nível das vendas, os comerciários das comissões e os consumidores das oportunidades de compra”, frisou o dirigente que considera normal a compreensão dos três setores. “Os comerciantes, comerciários e consumidores já se programam para as atividades normais nestes feriados”, falou ao admitir que o funcionamento das lojas na cidade aos feriados, finais de semana e datas especiais, sempre causaram polêmica, e nunca houve um consenso. “Cada um defende a própria situação”, justificou.

Na opinião de Sérgio Lopes Sobrinho cada lojista e cada comerciário sabem das dificuldades que existem, cada um na própria atividade. “Os comerciantes são pressionados a trabalharem mais, por causa dos impostos e tributos que são obrigados a recolher”, defendeu. “Os comerciários sabem que quanto mais vendem, mais ganham, e para isso as lojas precisam abrir”, acrescentou. “Todos dependem da venda, exceto o consumidor que, tendo as lojas abertas, vai as compras”, frisou.

Os documentos necessários para serem preenchidos entre empregadores e empregados estão disponíveis no site da Acim na internet, através do endereço eletrônico: WWW.acim.org.br. “Basta imprimir os documentos disponíveis, assina-los e registra-los”, falou ao lembrar que todas as orientações estão no site. “Mas se houver a necessidade de uma explicação, o pessoal do Departamento Jurídico da Acim, está a disposição para orientar nossos associados”, falou o presidente da associação comercial.

#

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: