Carne de cordeiro é alternativa no campo

Mercado de carne de cordeiro deve triplicar nos próximos anos

Priscilla Quirós, idealizadora e proprietária da Cabanha Oviedo, pretende

gerar um volume total de negócios de R$ 2,5 milhões em 2012

A partir de novembro deste ano, estréia no mercado a marca Cabanha Oviedo, da empresária Priscilla Quirós, filha do empresário e presidente do Grupo Advento, Juan Quirós. A jovem empreendedora, de apenas 23 anos, elaborou todo o plano de negócios em 2009, após concluir seu curso de Administração e teve como inspiração a tradição de sua família, de origem espanhola, que há 100 anos cria ovinos em Oviedo, capital das Astúrias.

Confiante no potencial do mercado brasileiro, que tem aumentado o consumo de carne de cordeiro e recebido menos importações do Uruguai, há aproximadamente dois anos Priscilla fez um teste com um pequeno rebanho em uma fazenda, em São Paulo. Após um ano de pesquisas e estudos, a empreendedora deu início a seu projeto, com galpão para confinamento de 10 mil cordeiros, fabricação de ração para os animais e um investimento de R$ 6 milhões, sendo que R$ 4 milhões já foram aportados até o momento.

Atualmente, a Cabanha Oviedo tem 1,5 mil matrizes (ovelhas genitoras) e, ao final de 2012, a meta é chegar até 3,5 mil. Em novembro, a empresa terá seu primeiro lote de cordeiros e lançará a marca Premium Lamb no primeiro trimestre de 2012, com a expectativa de faturamento de R$ 2,5 milhões. Assim que a carne Premium estiver à venda, a empresa, que hoje tem sete funcionários, poderá fornecer até oito toneladas por mês. Em 2013, a idéia é abrir três boutiques de carne: na capital paulista, em Campinas e em outro município ainda não definido.

“Já faz algum tempo que o Uruguai tentava exportar carne de cordeiro para os americanos, mas só conseguiram essa autorização em 2009, o que foi muito bom para o Brasil, pois essa carrne disparou de preço, impulsionando os investimentos neste mercado. Acredito que este negócio tem condições de crescer pelo menos três vezes mais nos próximos anos”, comenta Priscilla. Ela ainda aponta a importância de uma parceria com outros criadores pois, segundo a jovem, neste mercado só sobrevive quem tem estrutura e escala.

Números Importantes

· o consumo de carne de cordeiro no Brasil é de 700 gramas por habitante, anualmente;

· a média mundial de consumo de carne de cordeiro é de 4,7 quilos por habitante, por ano;

· a marca Premim Lamb é resultado de um tricross, cruzamento triplo das raças Poll Dorset (linhagens dos Estados Unidos e Austrália), Santa Inês (nordeste brasileiro) e White Dorper (África do Sul).

· a marca Cabanha Oviedo comercializará diferentes tipos de cortes, como paleta e pernil, e pretende estimular os chefs de cozinha a criarem novos cortes, permitindo o aumento das vendas do produto temperado.

Cabanha Oviedo

Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros – Oficina de Comunicação.

Jornalista responsável: Claudia Reis (MTb 28.701)
claudia.reis@viveiros.com.br

Home: www.viveiros.com.br

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: