Cultura e agronegócio em alta em Marília

CULTURA E AGRONEGÓCIO

Prefeitura anuncia realização da Examar/2011 com portões abertos

A Examar (Exposição Agropecuária de Marília) em 2011 terá uma grande estrutura de shows, eventos do agronegócio e portões abertos à população. A decisão foi tomada nesta semana em reunião envolvendo os secretários municipais Paulo Roberto Oliveira Júnior (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Romildo Raineri Junior (Indústria e Comércio), Iara Regina Pauli (Cultura e Turismo), Adelson Lélis da Silva (Economia e Planejamento), e Nelson Virgílio Granciéri, o Nelsinho (Fazenda e chefia de Gabinete).

“Nosso objetivo é fazer a melhor Examar que Marília já teve e, para tanto, vamos buscar parcerias com as lideranças do setor rural – como sindicatos e cooperativas – além da Unimar (Universidade de Marília) e os empresários”, afirmou Nelsinho. A exposição será realizada no período de 5 a 11 de setembro, no Recinto de Exposições Santo Barion.

A retomada da Examar ocorreu no ano passado, por determinação do prefeito Mário Bulgareli, após o evento ter ficado interrompido por dez anos. Este ano, o chefe do Executivo decidiu dar um presente à população de Marília e de toda a região: não haverá cobrança de ingresso e ao mesmo tempo organizar uma mostra com shows de cantores nacionais, além de dar oportunidade aos artistas locais. A definição da grade de programação deverá ocorrer ainda nesta semana. O lançamento oficial da Examar 2011 deverá ocorrer na segunda quinzena de junho.

Como toda organização será de responsabilidade da Prefeitura, a partir desta semana todos os secretários diretamente envolvidos estarão se empenhando na definição da estrutura da mostra. O secretário da Agricultura, por exemplo, informou que está mantendo contato com lideranças rurais e também atrair expositores de renome nacional nas raças nelore e equinos, além de leilões e grandes empresas da cidade e da região que estarão expondo seus produtos.

“Estamos unindo forças para realizar a melhor Examar que Marília já teve. Nossa cidade tem a vocação do agronegócio muito forte e por isso precisamos resgatar essa que já foi uma das maiores exposições do Brasil” afirmou Oliveira Júnior. O objetivo também é realizar palestras técnicas para incentivar a produção regional.

TURISMO E LAZER

O secretário municipal da Indústria e Comércio citou como exemplo a exposição de Ourinhos – a Fapi –, que é realizada com portões abertos, para destacar a importância dessa decisão do prefeito Mário Bulgareli em não cobrar ingressos. “Dessa forma, a Examar deverá atrair público de toda a região e até de outros Estados. Com isso, as empresas terão um incentivo a mais para expor seus produtos. Nós estaremos levando o nome de Marília para o cenário nacional”, afirmou Raineri Junior.

Iara não escondeu o entusiasmo de poder fazer parte dessa comissão que vai organizar a melhor exposição agropecuária que Marília já teve. Várias idéias já surgiram na reunião ocorrida nesta semana, como promover o concurso da rainha da mostra, cavalgada e também convidar entidades assistenciais para expor e comercializar seus produtos. “A feira terá uma nova roupagem. Esta é uma das preocupações da administração Bulgareli: levar cultura, lazer e entretenimento às famílias e também aos jovens”, destacou a secretária.

Nelsinho garantiu que está havendo um esforço muito grande da Prefeitura no sentido de realizar uma exposição com grande qualidade, inclusive trazendo um dos melhores parques de diversões do país, com total segurança e estacionamento. “Este será um grande presente para a população. Nossa expectativa é atrair mais de 100 mil pessoas e será uma grande festa”, finalizou.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário